Jornada Social | TransformAção

0 de 52 aulas concluídas (0%)

2. A mais alta torre, começa no chão.

Capítulo 4.2 | Oportunidades de mercado no empreendedorismo social

Esta é uma prévia da aula

Inscreva-se ou faça login para assistir à aula.

Critérios essenciais para a viabilidade do impacto

Esta aula foca na avaliação de oportunidades, crucial para evitar desperdício de recursos em ideias inviáveis. Você aprenderá a aplicar critérios de mercado, técnicos e econômicos, e os quatro pilares de José Dornelas: mercado, retorno, vantagem competitiva e equipe.

Abordamos a análise de mercado (incluindo escalabilidade), retorno do investimento (com ponto de equilíbrio), diferenciais de valor, e a formação de equipe multidisciplinar.

Este conteúdo é vital para tomar decisões assertivas, garantindo que suas iniciativas de impacto sejam viáveis e gerem transformação social sustentável.

Compartilhe suas dúvidas e reflexões nos comentários!



13 respostas para “Capítulo 4.2 | Oportunidades de mercado no empreendedorismo social”

  1. ana cristina siqueira campos

    avaliar a oportudindade de forma mais simples de crit
    mercados : tamanho, quantidade de clientes etc – escaláveis –
    analisar a concorrência , como fazem e como vendem.
    ponto de equilíbrio.
    vantagens competitivas – diferenciais

  2. Huander Higor de Souza Santos Bertolo

    Bem explicado como achar oportunidades e transformar em negócio de verdade. Gostei da parte sobre validar antes de investir, evita muito prejuízo. Conteúdo direto e útil pra quem quer empreender.

  3. Ana Claudia dos Santos Neves

    A aula foi fundamental para entender como identificar oportunidades de negócios com impacto socioambiental

  4. Samira Carla Rodrigues de Andrade

    Achei muito relevante a forma como a aula trouxe critérios claros para avaliar a viabilidade de uma ideia, especialmente os quatro pilares de José Dornelas. Fiquei com uma dúvida: quando falamos de projetos sociais em acolhimento institucional, como equilibrar a necessidade de retorno financeiro com o objetivo central de impacto social, já que muitas vezes a prioridade é transformar vidas e não gerar lucro imediato?

  5. INAJARA AMANDA FONSECA VIANA

    Avaliar a viabilidade é o que separa boas intenções de impacto real. Ao aplicar critérios de mercado, retorno, diferencial competitivo e equipe, o empreendedor social garante que sua iniciativa não só nasce com propósito, mas cresce com sustentabilidade e força para transformar realidades.

  6. Andreia Ribeiro de Souza

    Validação tem que ser no tempo certo ou a gente se perde e as vezes se desmotiva. O e book é um guia de bolso pra poder consultar não só pela nossa perspectiva mas de componentes externos que possam de forma externa e imparcial de testar o potencial de execução e escalabilidade

  7. Carla Cristina Brito dos Santos

    Gestão de equipe, fluxo de caixa e entender o empreendedorismo social um ciclo para manter um negócio sustentável.

    1. CARLOS AUGUSTO GONCALVES

      A aula foi essencial para compreender como encontrar oportunidades de negócios que gerem impacto socioambiental

  8. Luckie Tech

    Analisar esses aspectos é fundamental, pois as vezes a ideia parece boa, mas quando vai colocar em prática e ver custos, logistica, tamanho de mercado vê que é algo mais complicado e não viável. ótimos pontos !

  9. Debora dos Santos Rabelo

    Aprendi 2 termos totalmente novos para mim: Scale-Up e Scale-Deep. Farei um exercício para entender onde o meu projeto se enquadra e sua escalabilidade.

  10. Eduarda

    é muito importante entender os critérios econômicos e de mercado através das perguntas propostas nessa aula. Aprendi muitas coisas novas também.

  11. JEFFERSON DE QUEIROZ

    A equipe é um dos pontos fortes também quando se busca investimentos!!

  12. VASCIF AEROESPACIAL

    Este capítulo reforça que avaliar oportunidades é tão importante quanto identificá-las. Os critérios de mercado, técnicos e econômicos, aliados aos pilares de Dornelas — mercado, retorno, vantagem competitiva e equipe — nos lembram que impacto social só é sustentável quando também é viável.

Deixe um comentário