Jornada Social | TransformAção

0 de 52 aulas concluídas (0%)

1. Por que você está aqui?

Capítulo 1.3 | Ebook e Workbook

Esta é uma prévia da aula

Inscreva-se ou faça login para assistir à aula.

O Capítulo 1 do e-book TransformAção introduz o empreendedorismo social e o valor social, detalhando as categorias de negócios de impacto e inovação. Para reforçar seu aprendizado, baixe o e-book.

O workbook complementa a parte teórica da jornada, com desafios práticos que permitem praticar e reforçar o conteúdo. O desafio #1 estimula você a identificar uma iniciativa de impacto social e o desafio #2 compreende em classificar este negócio em categorias de negócios de impacto socioambiental.



31 respostas para “Capítulo 1.3 | Ebook e Workbook”

  1. ana cristina siqueira campos

    considerando a idéia de uma cooperativa de serviços , ligar diretamente ao empreededorismo social é gerar impacto, gerar renda e dignidade, dentro do nosso conceito adotato é gerar também, igualdade e oportunidade com responsabilidade socioambiental par nosso público.

    1. CARLOS AUGUSTO GONCALVES

      O empreendedorismo social gera impacto positivo e valor para a sociedade. Na Reveste Negócio Social, unimos economia circular e revenda de roupas, fortalecendo a comunidade, resgatando saberes tradicionais e criando oportunidades de renda de forma sustentável

  2. Debora dos Santos Rabelo

    Um negócio social, ele tem o objetivo de gerar valores sociais e ambientais, resolver problemas de maneira criativa e inovadora e gerar lucro e oportunidades de emprego e renda.

  3. Huander Higor de Souza Santos Bertolo

    Em um país como o Brasil, onde desigualdades sociais e ambientais são gritantes, empreender com propósito pode ser uma das formas mais concretas de transformação. A reflexão principal é: como posso alinhar minhas habilidades e paixões com uma causa maior, que beneficie não só a mim, mas também a comunidade ao meu redor? Esse capítulo nos provoca a sair da inércia e enxergar o empreendedor como um agente essencial de mudança real e duradoura.

  4. Bianca Carvalheira

    Esse capítulo só reforça o entendimento de que mudanças reais começam com equidade e inclusão social e é possível alinhar paixão e propósito real para beneficio geral. Foi importante para fortalecer a ideia de que empreender com propósito é essencial para construir uma sociedade melhor.

  5. Malu Duar

    1. Qual problema social o livro resolve?
    Desconexão espiritual e identidade reprimida.
    Meu produto: Um livro que aborda temas como disforia de gênero, espiritualidade marginalizada, insônia, traumas e invisibilidade social.

    2. Qual a solução inovadora?
    Narrativa autobiográfica interativa com elementos de ficção cósmica e espiritualidade ancestral.
    Integra astrologia, premonições, identidade trans e crítica social em uma jornada de cura e autoconhecimento.

    3. Qual o benefício gerado?
    Empoderamento pessoal e coletivo.
    Leitores se sentem vistos, inspirados a se reconectar com sua essência, e provocados a refletir sobre livre-arbítrio, destino e transformação social.

    1. Aline Najara da Silva Goncalves

      Excelente proposta. Vou querer ler!

  6. Fabiana Alves Vasconcelos

    Só de estar aprendendo aqui irá me ajudar muito a desempenhar um empreendedorismo social🦅🤠🙏🏽

  7. Silvia Leticia da Costa Azevedo

    O empreendedorismo é fonte de transformação porque gera oportunidades, resolve problemas reais e promove inclusão. Mais do que criar negócios, ele mobiliza pessoas e ideias para construir mudanças sustentáveis e duradouras.

  8. Samira Carla Rodrigues de Andrade

    Excelente reflexão proposta no material. Facilita para novas ideias e aprofundamentos acerca dos nossos projetos, servindo até mesmo como orientadores durante essa jornada.

  9. Fernanda Campos de Oliveira

    A ideia de gerar valor social é que representa o grande diferencial a nosso ver, porque gerar impacto social, negócios tradicionais também podem fazer. O valor social é que traz o diferencial de alteração de uma sociedade, de um grupo marginalizado ou excluído de forma contínua e substancial. Achei bem interessante a colocação * Empreendedorismo Social * Valor Social * Empreendimentos sociais

  10. Eduarda

    Agradeço esse material de qualidade que gera tantos insights importantes! 💜

    1. Catia Cilene Morais Dutra

      A aula sobre empreendedorismo social nos proporcionou uma compreensão mais clara sobre os conceitos fundamentais, permitindo que nos alinhemos melhor com nosso propósito. Agora, com essa visão mais precisa sobre como o empreendedorismo social pode ser uma ferramenta poderosa para criar impacto positivo na sociedade acreditamos que podemos ter uma perspectiva melhor da possibilidades

  11. Mariane Ribeiro Theobaldo

    Achei as ferramentas do workbook, como as perguntas norteadoras para identificar a iniciativa e as categorias para classificação, extremamente úteis.

  12. INAJARA AMANDA FONSECA VIANA

    Este e-book é um convite para repensar o empreendedorismo a partir de uma lente social. Ele mostra como negócios podem ser ferramentas de transformação, unindo propósito e impacto. Como disse Amartya Sen: A pobreza, a tirania e a intolerância, são obstáculos que impedem os indivíduos de expandirem sua capacidade.

    1. Andreia Ribeiro de Souza

      Equidade, Sustentabilidade, Impacto e Transformação são fatores que nos vem a mente ao ler e imaginar as possibilidades. Repensar os conceitos refletindo sobre tudo que podemos aprimorar através do Propósito

  13. VANILDO ALVES SOBRINHO

    E um novo conceito de negocio, que atende as pessoas que vivem na grande maioria nas periferias das grandes cidades brasileiras.

  14. Carla Cristina Brito dos Santos

    O e-book mostra claramente como dividir filantropia, atividade comercial e empreendedorismo social, essa divisão é necessária entendimento para refletir as ações e revisar o estatuto.

  15. Luckie Tech

    Gostei da tabela e da forma como apresentaram e no e-book é simples de preencher e entender a ideia

  16. Kelven Pinheiro de Sousa

    e
    Escolhi como exemplo a Associação Caiçara de Turismo Comunitário (ASTUCA), localizada na Prainha do Canto Verde, em Beberibe-CE, que surgiu para enfrentar a especulação imobiliária e a falta de renda local. A iniciativa promove o turismo comunitário sustentável, no qual os moradores oferecem hospedagem, alimentação e passeios, gerando renda justa, fortalecendo a cultura caiçara e preservando o meio ambiente. Vejo que essa experiência garante a liberdade de permanecer no território e considero inovadora pela forma de autogestão coletiva e pelo modelo de turismo sustentável. Classifico essa iniciativa como uma organização sem fins lucrativos com atividades para geração de receitas e identifico a inovação social tanto em serviços quanto em arranjos institucionais

  17. EDENILSON SANTOS NOVAIS

    Além de todos os beneficios aos usuarios aumneta a auto estima e gera independecia financeira ,trazendo autonomia e empoderamento

  18. DANIELLE AMARAL E SILVA

    Excelente conteúdo

  19. Naianne Dias Costa

    Muito interessante pq da para visualizar separadamente cada coisa

  20. Joao Antonio Barbosa Pereira

    Agradeço esse material de qualidade

  21. JEFFERSON DE QUEIROZ

    Conteúdo muito importante para o entendimento dos conceitos apresentados nas aulas anteriores

  22. Aline cristina paixao dias

    Desafio #1 Identificar uma iniciativa de impacto social
    Uma iniciativa de impacto social é aquela que surge para resolver problemas sociais ou ambientais com a intenção principal de gerar valor social. Diferencia-se da filantropia e do mercado tradicional porque busca inovação, indo além da simples reprodução de soluções já existentes.
    Desafio #2 Classificar o negócio em categorias de impacto socioambiental
    Negócios COM impacto socioambiental:
    Empresas tradicionais que realizam ações de responsabilidade social ou ambiental, mas cujo objetivo principal não é gerar impacto, e sim lucro. Ex.: corporações com projetos de responsabilidade social corporativa.

    Negócios DE impacto socioambiental:
    Iniciativas cujo propósito central é gerar impacto social ou ambiental com ou sem lucro. Aqui se incluem:
    Negócios sociais com reinvestimento de lucros.
    Cooperativas.
    Organizações sem fins lucrativos com atividades para gerar receita e reinvestir no propósito.
    Corporações de impacto que distribuem dividendos a investidores, mas têm impacto como objetivo central.

  23. Faine Nayara Gomes da Silva

    1. Qual problema social o projeto resolve?
    A dificuldade dos artesãos do Médio Xingu em vender seus produtos e acessar o mercado digital.

    2. Qual a solução inovadora?
    Capacitação em cultura digital e marketing para comercializar o artesanato em plataformas digital.

    3. Qual o benefício gerado?
    Mais renda para o artesão, visibilidade cultural e inclusão digital para os artesãos.

  24. VASCIF AEROESPACIAL

    O e-book e o workbook são ferramentas valiosas para transformar teoria em prática. Identificar iniciativas de impacto social e classificá-las em categorias nos ajuda a enxergar melhor o ecossistema e a clarear onde nosso negócio se posiciona. Um ótimo início para conectar propósito e estratégia!

  25. Barbara Costa

    material excelente, com muita qualidade e reflexão.

  26. ODILON ALVES ROSA

    Quanto mais pudermos aprender, com o livro físico ou não, maior será o nosso mais valioso tesouro: o conhecimento!

  27. ODILON ALVES ROSA

    Ao mobilizar comunidades em torno de um projeto socioambiental é possível gerar diversos tipos de ganhos, entre eles o ganho para o meio ambiente e a qualidade de vida e o ganho pessoal para os parceiros engajados na execução do projeto.

Deixe um comentário