Jornada Social | TransformAção

0 de 52 aulas concluídas (0%)

2. A mais alta torre, começa no chão.

Live 4 | Oportunidades de mercado no empreendedorismo social

Esta é uma prévia da aula

Inscreva-se ou faça login para assistir à aula.

Identificação, Viabilidade e a Mente Empreendedora

Esta aula aborda a oportunidade de mercado no empreendedorismo social, tema essencial para a viabilidade financeira de negócios de impacto. Você terá a perspectiva de Luísa Dá e Marina Ferreira, do negócio de impacto Pé de Feijão, que atua com educação alimentar e ambiental.

As empreendedoras detalham como identificaram oportunidades com clientes e problemas de impacto, enfatizando a importância de ouvir o cliente para desvendar suas “dores reais”. e a necessidade de estar “apaixonado pelo problema e não apegado à solução“. A aula também explora a evolução das soluções (ex: de horta em telhado para horta no chão) e os desafios de precificação em um mercado em desenvolvimento como o ESG.

Este conteúdo é fundamental para empreendedores que estão iniciando sua jornada, pois oferece insights práticos sobre como identificar, validar e adaptar oportunidades de mercado para seus negócios de impacto. Ao aprender com a experiência do Pé de Feijão, você desenvolverá a capacidade de transformar percepções em soluções viáveis, garantindo a sustentabilidade de suas iniciativas e a efetiva resolução de problemas sociais.


12 respostas para “Live 4 | Oportunidades de mercado no empreendedorismo social”

  1. Huander Higor de Souza Santos Bertolo

    Marina, sua explanação sobre como iniciativas do setor, os negócios de impacto, conseguem equilibrar propósito e sustentabilidade me inspirou demais! É impressionante como aproveitar oportunidades de mercado pode ser não só viável, mas fundamental para gerar transformação real, não só lucro. Obrigado por trazer essa perspectiva tão clara e engajadora. Me sinto motivado a buscar soluções criativas que transcendem a lógica tradicional e fazem sentido para o mundo ao meu redor.

  2. Edilene Cristiano de Figueredo Valeriano

    Me identifiquei muito com a Luisa e com a Marina, minha sócia e eu também somos diferentes e complementares, ela mais de ir ao avatar e eu busco mais estudos e leituras para complementar. Obrigada mais uma vez.

  3. INAJARA AMANDA FONSECA VIANA

    a aula ensina a pensar como empreendedor social de verdade. Não é só sonhar com impacto, é mapear oportunidades, validar, adaptar e tornar o negócio viável. Aprender com quem já passou por isso, como o Pé de Feijão, economiza tempo e erros e dá clareza sobre como transformar percepção em ação concreta.

    1. Andreia Ribeiro de Souza

      Ouvir experiências reais e suas estratégias é uma forma de praticar nossa escuta e aprimorar nossas habilidade e entender também aquelas que precisam ser desenvolvidas. Mix de habilidades, perceber que as vezes nossas dúvidas e dores pessoais podem gerar oportunidades, criar respostas e soluções além de nós mesmas causando impacto e valor social em todo um ambiente e grupos sociais

  4. Catia Cilene Morais Dutra

    E um relato muito necessário de como o empreendedor social precisava desse preparo de ter dados concretos claro que precisamos ser criativo e inovadores e correr riscos mas baseado em dados e estudos

  5. Luckie Tech

    Saber coisas na prática sempre é algo positivo mesmo!

  6. CARLOS AUGUSTO GONCALVES

    Essa live mostrou na prática como unir propósito, sustentabilidade e transformação real

  7. Debora dos Santos Rabelo

    O relato da Luíza e Marina é super interessante no exemplo de parceria complementar que enriquecem uma ideia, um serviço ou produto e tornam altamente sustentável e lucrativo.

  8. Eduarda

    Adorando essas lives práticas!! 💜

  9. JEFFERSON DE QUEIROZ

    Ouvir constantemente o cliente e se apaixonar pela dor, e não pela solução, é algo amplamente discutido no empreendedorismo social — e por um bom motivo: é muito comum cairmos nesse erro. Tivemos que refazer todo um projeto porque estávamos focados na solução. Quando voltamos ao cliente para entender melhor a dor, percebemos que, embora o que tínhamos desenvolvido resolvesse o problema, não era da forma que ele esperava ou precisava. Tratava-se de uma solução educacional voltada para professores.

  10. VASCIF AEROESPACIAL

    A experiência do Pé de Feijão mostra que identificar oportunidades exige ouvir de verdade o cliente e se apaixonar pelo problema, não pela solução. A evolução das ideias e os desafios de precificação reforçam que adaptar-se ao mercado é essencial para garantir impacto social sustentável.

  11. ODILON ALVES ROSA

    Para quem se abre às propostas feitas por quem vive o dia a dia do mercado a probabilidade de empreender com êxito e resultados altamente positivos é muito maior.

Deixe um comentário