Jornada Social | TransformAção

0 de 52 aulas concluídas (0%)

3. Uma Andorinha Só Não Faz Verão!

Capítulo 8.1 | Gestão financeira para empreendedores sociais

Esta é uma prévia da aula

Inscreva-se ou faça login para assistir à aula.

Descomplicando as finanças do seu negócio

Este episódio descomplica o universo das finanças para empreendedores sociais, um dos grandes desafios do empreendedorismo. Você aprenderá a diferenciar termos como receita, investimento, desembolso, gasto, custo, despesa e fluxo de caixa. O objetivo é descomplicar a gestão financeira, que significa administrar as finanças em todas as suas frentes para garantir equilíbrio e crescimento.

O conteúdo é essencial e prático, pois a gestão financeira não pode ser ignorada, indo além do simples recebimento ou pagamento de impostos. Além da compreensão teórica, você aprenderá a elaborar um fluxo de caixa em três passos práticos: definindo um plano de contas, escolhendo entre fluxo de caixa realizado ou projetado, e alimentando as informações em uma planilha eletrônica. Este conhecimento é vital para a saúde financeira do seu empreendimento social.

Compartilhe suas dúvidas e reflexões nos comentários!



10 respostas para “Capítulo 8.1 | Gestão financeira para empreendedores sociais”

  1. Huander Higor de Souza Santos Bertolo

    Achei muito bom esse conteúdo sobre finanças, porque realmente simplifica conceitos que às vezes parecem complicados. Gostei da forma clara de diferenciar receita, gasto, custo e despesa, além de mostrar a importância do fluxo de caixa. Como empreendedor, vejo que ter esse controle é essencial para manter o negócio saudável. Com certeza vou aplicar essas dicas no meu dia a dia.

  2. INAJARA AMANDA FONSECA VIANA

    Essa aula mostra que finanças não precisam ser um bicho de sete cabeças. Ela ensina a diferenciar termos-chave e a organizar o fluxo de caixa de forma prática, permitindo que o empreendedor social controle receitas, despesas e investimentos, garantindo equilíbrio financeiro, sustentabilidade e capacidade de crescer de forma planejada.

  3. Edilene Cristiano de Figueredo Valeriano

    Pela aula parece simples, as dúvidas surgem no dia a dia da prestação de contas da empresa. Obrigada pela aula.

  4. Kelven Pinheiro de Sousa

    Acredito que a sustentabilidade financeira é um dos maiores desafios de muitos negócios sociais, muitos parceiros confundem a natureza do negócio com serviço voluntário, ou questionam os valores dos serviços, etc.

  5. Debora dos Santos Rabelo

    A aula demonstrou com tanta simplicidade, que pareceu bem fácil. Irei aproveitar o ebook e tentar me organizar conforme as sugestões bem acessíveis.

    1. CARLOS AUGUSTO GONCALVES

      Conteúdo claro e prático, perfeito para quem quer entender finanças sem complicação

  6. Eduarda

    A aula é super prática para entender finanças, mas fiquei pensando: como podemos adaptar o fluxo de caixa da ADE considerando que parte do nosso financiamento vem de projetos sociais e doações, e não apenas de vendas diretas?

  7. VASCIF AEROESPACIAL

    Este capítulo é um verdadeiro divisor de águas! Muitas vezes, no empreendedorismo social, focamos tanto no impacto que esquecemos da base: a saúde financeira. Diferenciar conceitos como custo, despesa, receita e investimento ajuda a tomar decisões mais claras e sustentáveis.

    O passo a passo para montar o fluxo de caixa mostra que finanças não precisam ser um “bicho de sete cabeças”, mas sim uma ferramenta estratégica para equilibrar, crescer e garantir longevidade ao impacto social.

  8. Catia Cilene Morais Dutra

    Eu sempre fugi de finanças, mas agora entendi que não é um bicho de sete cabeças e é a base pra o meu projeto não só sobreviver, mas crescer de verdade. O passo a passo pra montar o fluxo de caixa me deu a confiança que faltava para colocar a mão na massa!

Deixe um comentário