Autoconhecimento, Caminhos e Competências Essenciais
Esta aula convida você a uma jornada de autoconhecimento fundamental para todo empreendedor social, explorando seus valores pessoais, competências e o seu “superpoder” único.
Você aprenderá sobre os diversos caminhos do empreendedorismo social: desde negócios que geram impacto positivo e receita, até Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o intraempreendedorismo social dentro de empresas. A sessão aprofunda as competências essenciais, como o senso de coletividade e o forte propósito de transformação e apresenta uma escala de avaliação da orientação empreendedora social, com dimensões como proatividade, inovação, tomada de risco e mudança social, além da motivação.
Este conteúdo é vital para identificar se você possui a inclinação para o empreendedorismo social, compreender suas próprias aptidões e os variados formatos de atuação. Ele o capacitará a direcionar sua energia para gerar impacto positivo e sustentável no mundo.
Compartilhe suas dúvidas e reflexões nos comentários!
17 respostas para “Capítulo 2.1 | Você Empreendedora ou Empreendedor Social?”
-
Que interessante! Com certeza todas as dimensões são relevantes! Adorei a reflexão.
-
Para mim, não faz sentido ter um negócio se não for para impactar positivamente no mundo.
-
Adorei a reflexão, todos os pontos são muito importantes para o desenvolvimento do nosso conhecimento
-
É exatamente isso que buscamos, enquanto OSC, pensamos na necessidade de oportunidades e iniciativas REAIS, para que ocorra uma transformação.
-
O senso de coletividade é o que mai snos motiva! ó tima aula!
-
Nossos valores pessoais são: acolhimento, verdade, resultados, autoconhecimento, empatia e senso de comunidade. A educação emocional reduz desigualdades e é o primeiro passo para reduzir a violência!! Temos muito orgulho da transformação gerada por nosso projeto 💜
Direcionar nossa proposta para a transformação social não nos assusta, mas sim nos estimula e motiva! -
ótima aula a importância dessa reflexão e fundamental
-
Me identifico como sendo uma pessoa proativa social. Não que não seja em outras dimensões, mas essa é a minha predominante.
Ótima aula!
-
Além dos esforços do empreendedor social, é importante pensar soluções inovadoras também.
-
Nosso Lema já é :Entramos sós e viramos Nós, a motivação é coletiva assim como os desafios. Temos sim fins lucrativos setor 2.5.
Nossas expertises nos regem, nossas competências movem nossos propósitos principalmente reunindo pontos cegos sociais e minorias fortalecendo nossas iniciativas sociais -
empreender socialmente gerar impacto, para as futuras gerações
-
Bem legal a reflexão!
-
Para termos um mundo melhor. Faz todo o sentido.
-
Hoje faço parte de um coletivo que atua em campos como: cultura, meio ambiente e economia criativa. Tem sido um aprendizado constante, porque vim do meio acadêmico e tava engessado na linguagem de pesquisa, tanto na escrita como na atuação e comunicação, atuar em um negócio social tem aberto portas e criado novos valores pessoais.
-
Iniciei a atuação com uma OSC cultural. Se chama Associação Cultural da Paraíba, vocês podem conhecer melhor o trabalho em https://www.instagram.com/acultpb/
-
Este capítulo reforça que antes de transformar o mundo é preciso se conhecer. Identificar valores, competências e o “superpoder” pessoal é o que dá clareza para escolher o melhor caminho no empreendedorismo social — seja como negócio de impacto, OSC ou intraempreendedor. Autoconhecimento é a base para gerar impacto positivo e sustentável.
-
Ser autêntico, original e interessado em aumentar o próprio conhecimento faz de nós potenciais empreendedores sociais de sucesso.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.