Jornada Social | TransformAção

0 de 52 aulas concluídas (0%)

2. A mais alta torre, começa no chão.

Live 6 | Oportunidades de mercado no empreendedorismo social

Esta é uma prévia da aula

Inscreva-se ou faça login para assistir à aula.

O Essencial para formalizar seu negócio de impacto

Esta aula aborda a formatação jurídica, etapa estratégica para a formalização de seu empreendimento social como Pessoa Jurídica. Você aprenderá a importância da credibilidade para acessar investimentos e editais. Serão detalhadas as nuances de negócios com ou sem fins lucrativos, com o exemplo do Clube Social Pertence (faturamento via mensalidades) e do Instituto Social Pertence (OSC, via doações/incentivos fiscais), trazidos por Victor Freiberg. Abordará os riscos de não formalizar ou escolher a natureza jurídica inadequada, como a perda de acesso a recursos e projetos.

Este conteúdo é fundamental para legalizar seu empreendimento e garantir sua sustentabilidade e acesso a financiamentos e parcerias. Ao compreender as diferentes naturezas jurídicas e a formalização (com apoio de contadores e advogados), você estará apto a tomar decisões estratégicas para assegurar o impacto e a longevidade de sua iniciativa.

Compartilhe suas dúvidas e reflexões nos comentários!


12 respostas para “Live 6 | Oportunidades de mercado no empreendedorismo social”

  1. Huander Higor de Souza Santos Bertolo

    Achei muito esclarecedor entender as diferentes formas jurídicas para empreendimentos sociais. A explicação foi direta e ajudou a ver a importância de escolher o enquadramento certo para garantir credibilidade e sustentabilidade no projeto.

  2. Fernanda Campos de Oliveira

    Muito interessante esta visão de ter a empresa em conjunto com a OSC. Dá para abrir 2 linhas de oportunidade. Gostei

  3. INAJARA AMANDA FONSECA VIANA

    Esse vídeo deixa claro que formalização é estratégia, não burocracia. Sem ela, mesmo um negócio social bem estruturado corre risco de ficar limitado em recursos e oportunidades.

  4. Cleobeto de Oliveira Mesquita Junior

    O exemplo de Victor Freiberg com o Clube Social Pertence (que gera receita com mensalidades) e o Instituto Social Pertence (que capta via doações) ilustra perfeitamente as nuances de se escolher a natureza jurídica certa, com ou sem fins lucrativos. Não formalizar a empresa ou escolher o modelo errado pode significar a perda de acesso a recursos e parcerias estratégicas, algo que impediria a nossa missão de conectar escolas a empresas e investidores. A formalização é a base para transformar ideias em negócios reais e sustentáveis.

  5. Edilene Cristiano de Figueredo Valeriano

    Parabéns ao Victor Freiberg pela iniciativa. \Obrigada por compartilhar tanto conhecimento, precisamos de ajuda nessa etapa

  6. Debora dos Santos Rabelo

    Ele transformou a paixão dele em 2 negócios, o primeiro OSCIP e o segundo em uma empresa de impacto social com fins lucrativos, muito bacana! Esses exemplos nos inspiram e nos dão vários insight sobre nossas iniciativas e jornada empreendedoras.

  7. Eduarda

    Aqui percebemos como entender a formalização jurídica é essencial para garantir credibilidade, acesso a recursos e sustentabilidade do projeto. Estamos crescendo a cada conteudo.

  8. VASCIF AEROESPACIAL

    A fala do Victor mostrou que a formatação jurídica é um pilar estratégico: define credibilidade, acesso a editais e sustentabilidade. O exemplo do Clube Social Pertence e do Instituto Social Pertence ilustra bem como o modelo certo abre portas, enquanto a escolha inadequada pode limitar o impacto e os recursos.

  9. CARLOS AUGUSTO GONCALVES

    Esta visão de ter a empresa social em conjunto com uma OSC para ampliar as oportunidade

  10. Melissa Andreia de Moraes Silva

    Inspirador.

  11. Catia Cilene Morais Dutra

    dar um CNPJ para o seu projeto não é só burocracia, mas um passo super importante para o negócio. É isso que faz as pessoas confiarem no seu trabalho e abre as portas para conseguir grana e parcerias.

Deixe um comentário