Desvende seu Potencial e Transforme o Mundo: Participe da Jornada TransformAção!
Um projeto do

Parceria técnica

Pronto(a) para ser um agente de mudança e deixar um legado de impacto social?
A TransformAção é uma jornada que te guiará no universo do empreendedorismo social.
Organizado por Gabriel Cardoso e com autoria de Aurélia Adriana de Melo, Vanessa de Souza Batisti, Sabrina Trejes Marengo, Giovana Macedo dos Santos e Izabel Cristina da Rosa dos Santos, esta jornada aprofunda conceitos cruciais de inovação, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social.
O objetivo da jornada TransformAção é desenvolver empreendedoras(es) sociais, oferecendo formação gratuita e acessível para criar soluções inovadoras que gerem impacto socioambiental positivo em suas comunidades.
Da autoavaliação pessoal à construção de estratégias concretas, cada etapa é pensada para maximizar seu potencial de transformação.
Para quem é a TransformAção?
A jornada TransformAção é para você que quer transformar o mundo — começando pelo seu entorno. Se alguma dessas perguntas ressoa com você, então essa jornada é sua:
- Quer resolver um problema social ou ambiental, mas não sabe por onde começar?
- Tem ideias para sua comunidade e quer organizá-las em um projeto real?
- Precisa entender como financiar e sustentar seu empreendimento social?
- Quer conhecer melhor o público que será beneficiado ou que comprará sua solução?
- Está em dúvida sobre como formalizar sua iniciativa: ONG, OSC, negócio de impacto?
- Não sabe como divulgar ou vender seus produtos e serviços?
- Já tem tudo funcionando, mas quer ampliar seu impacto?
Se você respondeu sim a uma ou mais dessas perguntas, a TransformAção foi feita para você.

Passo 01
“Quero ser agente de transformação social (ou quero resolver um problema social) e gostaria de conhecer possibilidades de ação.”
É o momento de conhecer o movimento do Empreendedorismo Social e se reconhecer como empreendedora social ou empreendedor social.

Passo 02
“Tenho definido um problema social e/ou ambiental para o qual quero propor uma solução de impacto positivo, mas não sei por onde começar.”
É o momento de desenhar uma estratégia para impacto social e/ou ambiental.

Passo 03
“Tenho uma estratégia para impacto social e/ou ambiental positivo, mas preciso saber como capturar valor do mercado para ter autonomia financeira e colocá-la em ação.”
É o momento de projetar o negócio social, explorar oportunidades no mercado que possibilitem sua sustentabilidade financeira e modelar o negócio de impacto social e/ou ambiental positivo.

Passo 04
“Tenho a estratégia de impacto social e/ou ambiental positivo e a ideia de negócio que gera sua sustentabilidade financeira, mas preciso conhecer a/o beneficiária(o) do impacto, a/o cliente do negócio e validar a proposta de valor.”
É o momento de realizar testes e prototipagens, além de conhecer e buscar apoio no ecossistema de Empreendedorismo Social.

Passo 05
“Realizei testes e prototipagens e, agora, preciso avançar. Quero formalizar o meu negócio e entender como conseguir apoio financeiro para fazê-lo crescer.”
Este é o momento de pensar na formalização e na comunicação do negócio, além de conhecer as fontes de recursos financeiros.

Passo 06
“Já sei que formato jurídico vou adotar para o meu negócio social e como acessar fontes de recursos financeiros. Entendi que preciso avançar nas vendas e compreender a relação com fornecedores e parceiras(os) do negócio.”
Este é o momento de aprofundar o conhecimento sobre o mercado, pensar a divulgação do negócio, o processo de vendas e as possibilidades de relacionamento com parceiras(os) estratégicas(os) e fornecedores.

Passo 07
“Meu negócio está estruturado, mas quero crescer, expandir ou aprofundar o impacto positivo que ele gera.”
É o momento de pensar como escalar o impacto do seu negócio, entender as estratégias para escalabilidade.
Veja quem construiu a Jornada TransformAção!

Gabriel Cardoso
Gerente-executivo do Instituto Sabin
Atua a mais de duas décadas na interseção entre negócios de impacto, academia e terceiro setor, com o propósito de transformar desafios sociais em valor tangível. Sua abordagem combina pensamento sistêmico, inovação social e visão de futuros desejáveis, sempre orientada por impacto mensurável e sustentável.
Atualmente, lidera a estratégia nacional de investimento social privado do Grupo Sabin, por meio do Instituto Sabin, com o propósito de executar a missão do instituto: Contribuir com a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a inovação social.
Também é professor em programas de MBA e pós-graduação em ESG, negócios de impacto e sustentabilidade, traduzindo tendências em ferramentas práticas para líderes e executivos.

Viggas Co.Lab
Cargo
A Viggas é um hub de inovação colaborativa que atua na criação de experiências transformadoras para pessoas, organizações e territórios. Com uma abordagem centrada no humano, a Viggas combina metodologias de design, facilitação e aprendizagem para impulsionar mudanças significativas e sustentáveis.
O coletivo é formado por profissionais com ampla experiência em processos colaborativos e desenvolvimento organizacional. A Viggas conta com a contribuição de: Vanessa Batisti, Izabel Santos, Giovana Santos, Aurélia Melo e Sabrina Trejes.
A Viggas atua como parceira técnica no desenvolvimento da Jornada TransformAção, contribuindo com sua expertise em facilitação, desenho de experiências e metodologias participativas. Sua atuação fortalece o propósito da jornada: promover o autoconhecimento, a colaboração e a inovação dentro das organizações públicas e privadas.